quarta-feira, 12 de junho de 2013

A Geografia cultural europeia de quatrocentos e quinhentos (Conceitos), Modulo 3

A Geografia Cultural Europeia de Quatrocentos e Quinhentos:

Conceitos:
Renascimento:
Movimento cultural e artistico que ocorreu na Europa durante os séculos XV e XVI, e que teve a sua principal fonte de inspiração no mundo clássico, greco-romano, e nos movimentos de expansão geográfica e comercial dos finais da Idade Média ocidental.
Caracterizou-se pela crença no valor do homem e na sua racionalidade; por uma filosofia humanista e pragmática; pela adoção de novos cânones estéticos e artisticos;pela mentalidade quantitativa e pela curiosidade acerca da natureza e das ciências.
Humanismo:
Movimento cultural que surgiu em Itália no século XV e se espalhou por toda a Europa.
Produziu-se durante o Renascimento, entre os intelectuais, por reação contra o pensamento medieval e escolástico, e por um regresso ás fontes de inspiração da antiguidade clássica. Este movimento consistiu fundamentalmente na redescoberta, reinterpretação e edição dos escritores clássicos, gregos e latinos, e da valorização do homem e da sua personalidade.
Escolástica:
Sistema filosofico, em vigor a partir de S.Tomás de aquino (1224-1274), que procurava adaptar a filosofia arristotelica ao dogma cristão, de modo a harmonizar a razão e a fé.
Racionalismo:
Doutrina que afirma a primázia da razão como fonte de acesso ao reconhecimento e à verdade.
Individualismo:
Corrente doutrinal e prática que sobrevaloriza o individuo e o seu papel na construção das sociedades e da história.

Sem comentários:

Enviar um comentário