quarta-feira, 6 de março de 2013

Modulo 2, dinamismo civilizacional da europa ocidental(...) imagem

Modulo 2, Dinamismo civilizacional da europa ocidental nos séculos XIII A XIV- espaços, poderes e vivências(alguns conceitos)

A Identidade Civilizacional da Europa Ocidental

ALGUNS CONCEITOS:
Reino: Estado ou nação cujo chefe politico é um rei. Na época medieval, os reinos eram unidades territoriais, sob a chefia de um rei, que agregavam pequenas unidades regionais.
Senhorio: Circunscrição juridica, fiscal e administrativa na qual um senhor, nobre ou eclesiastico, exerce o poder banal sobre todos os homens.
Ban: Termo de origem Germânica que designa a autoridade de quem dtém o poder militar, isto é, o poder de comando-geralmente os reis.
Comuna: Associação de habitantes que obteve o direito de se administrar livremente.
Feudalismo: Conjunto de laços pessoais que unem hierarquicamente os membros da camada dominante da sociedade.
Sociedade feudal: Sistema de organização económica  social e politica baseado nos laços feudais que se estabelecem entre os membros da camada dominante, hierarquizando-os.
Papado: Dignidade do papa.
Simonia: Compra e venda dos poderes sacramentais e dos cargos eclesiásticos.
Cruzada: Peregrinação armada que tinha como objectivo o resgate de cristãos do Oriente.
Paz de Deus: Movimento clerial, de base popular e campesina, nascido nos finais do século X, com o objectivo de pôr fim às guerras privadas e delas proteger as populações.
Economia Monetária: Sistema economico em que toda a produção é excedentária e se destina ao mercado, tornando as trocas essenciais e indispensáveis.