quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Módulo 1, Raízes mediterrâncias da civilização europeia-cidade, cidadania e império na Antiguidade Clássica

Cidade-Estado


Conceito:
Comunidade organizada e instalada num espaço territorial próprio, que considera como a sua pátria e cuja administração é exercida de forma livre e independente.
Outros conceitos deste módulo:
- Pólis : Conjunto de pessoas que vive em comunidade e se auto administra. Também pode designar a própria cidade-estado.
- Acrópole : Parte da pólis localizada num local alto e estratégico, especialmente fortificada e onde se encontravam os principais edifícios públicos, sagrados e profanos.
- Ágora : Praça pública das cidades gregas e parte essencial da pólis. Nela se concentravam as atividades sociais, económicas, religiosas e culturais; a sua função dominante era, porém política já que se tratava do espaço democrático por excelência.
- Cidadão : Individuo que possui a cidadania, isto é, que usufrui de direitos civis e politicos. No período clássico, em Atenas, cidadãos eram apenas os homens livres, filhos de pai e mãe atenienses, inscritos dos demos da pólis.
- Demos : Circunscrição territorial decorrente da subdivisão das tribos. Com Clístenes, as tradicionais 4 tribos foram subdivididas em 10, as quais, por sua vez, foram subdivididas em 100 demos. Etimologicamente, passou a significar povo.
- Bárbaros : Os Gregos consideravam bárbaros todos os povos que não falavam língua grega.
- Democracia antiga : Ideologia e regime político surgido na Grécia Antiga em que a soberania é partilhada em situação de igualdade por todos os cidadãos homens, na primeira pessoa e não por delegação de poderes como hoje acontece. A democracia grega excluía as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
- Mistoforias : Remunerações pecuniárias pagas pela pólis aos que exerciam cargos públicos. Estabelecidas inicialmente só para os juízes, as mistoforias foram sendo alargadas a outros cargos, ao longo da época clássica, chegando a abranger, inclusive, a presença da Eclésia, Condição Importante para a plena vivência da democracia, a mistoforia não esteve isenta de críticas, pois pensava-se atraía os cidadãos aos cargos, ou seja, mais pelo salário que proporciona do que pelo sentido do dever.
- Oratória : Arte de discursar em público que requer o auxilio de outras duas disciplinas : a Retórica (conjunto de regras relativas à eloquência) e a Dialética (arte de argumentar logicamente). Os gregos foram mestres nestas disciplinas, chegando a criar escolas próprias para o ensino.
- Demagogia : Arte de excitar e bajular as paixões populares para melhor conduzir as massas, tendo sido vício frequente entre os políticos da democracia ateniense.
- Metecos : Nome que designava o estrangeiro que residia em atenas, ainda que este fosse natural de outra pólis grega, Os metecos possuiam direitos civis, pagavam impostos e prestavam serviço militar, mas não usufruíam de direitos políticos e não podiam ter bens imóveis, nem casar com atenienses.
- Escravo : Homem não-livre, sem personalidade política nem jurídica. Os escravos podiam ser propriedade pública ou privada e exerciam toda a espécie de serviços braçais e mesmo intelectuais.
- Eclético : É aquele que abarca disciplinas e saberes variados, de modo a ministrar uma formação integral, aos seus educandos.
- Liga de Delos : Confederação de cidades-estados gregas, realizada entre 478 e 404 a.C., com objectivos militares, para combater os Persas. A chefia da Liga foi confiada a Atenas que, aos poucos, sobrepôs a sua autoridade à dos outros Estados-membros, transformando a confederação numa forma de imperialismo.
- Sofistas : Filósofos originários da Ásia Menor que se especializaram na Retrórica e na Dialética, as artes de bem argumentar, exaltando o espirito crítico. Os Sofistas desenvolveram um ensino humanista, eclésico, racional, mas cético, que visava a preparação para a vida politica.
- Ordem Arquitectónica : Conjunto de regras técnicas e estéticas que definem as formas e a sprporções dos elementos construtivos.
- Artista : Era o arquiteto, escultor, pintor ou ceramista.
- Sistema Trilítico : Sistema construtivo cujos elementos de sustentação são pilares verticais, unidos transversalmente por vigamentos horizontais.
- Cânone : Conjunto de proporções que definem uma configuração ideal do corpo humano.

Modulo 0, Estudar/ Aprender História (Imagem)


Unidade 2, O Modelo Romano (Imagem)


Unidade 2, O modelo Romano

Império


Conceito:
Conjunto de diversos territórios, com diferentes nações e culturas, geralmente adquiridos por conquista, que estão subordinados à autoridade de um único governo (Estado), o qual exerce o domínio político e a exploração económica.
Conceitos desta Unidade:
- Pax Romana : Cima de estabilidade social e política conseguido pelos Romanos nos territórios do império, pelo menos durante o governo de Octávio César Augusto.
- Senado : Órgão politico/consultivo e deliberativo), composto pelos representantes das mais ilustres famílias romanas. A sua fundação remonta ao período da Monarquia.
- Triúnviro : Termo que designa o membro de um triunviro. Triunviro foi, em Roma, o governo formado por três cônsules, eleitos pelo Senado para chefiarem a República. Octávio fez parte do 2º triunviro da Republica Romana que foi constituído por ele, Marco António e Lépido e durou de 43 a.C. a cerca de 31 a.C.
- Culto Imperial : Culto religioso criado em Roma após a morte de Octávio César Augusto, que se destinava a honrar a memória e o génio dos imperadores, assim transformados numa espécie de divindade.
- Magistraturas : Cargos superiores do funcionalismo público e do exército nos quais era delegado algum poder de Estado.
- Direito : Conjunto de leis e normas jurídicas que governam um povo ou Estado e que regulam as relações sociais. O cumprimento da lei é garantido pela acção coerciva do Estado, o que distingue estas normas das morais, religiosas e sociais.
- Município : Cidade do Império Romano, em Itália ou nas províncias, cuja organização administrativa interna era semelhante à da capital do império-Roma.
- Direito de Cidade : Privilégio que atribui aos habitantes de uma cidade a plena cidadania, isto é, os mesmos direitos e deveres dos cidadãos de Roma.
 - Pragmatismo : Filosofia ou corrente de pensamento que valoriza o senso comum, ou juízo prático e objectivo, como orientação de vida.
- Urbanismo : Estudo sistematizado da cidade que inclui o conjunto de medidas técnicas, administrativas, económicas e sociais necessárias à sua planificação e desenvolvimento.
- Forúm : Principal praça pública das cidades romanas, onde se encontravam os mais importantes templos e edifícios públicos.
- Romanização : Ato ou efeito de romanizar, isto é, adaptar aos costumes e cultura romanos.
- Aculturação : Ato de assimilação de uma cultura por outra diferente; fenómeno resultante do contacto direto e contínuo entre grupos de indivíduos de culturas diferentes.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Modulo 1, Raizes ,mediterrânicas da civilização europeia-cidade, cidadania e império na Antiguidade Clássica, (Imagem)


Módulo O (unidade 1) Estudar/ Aprender História

Fontes Históricas Primárias

Conceito:
- São vestígios do passado que são evidencias das actividades, das ideias e das crenças dos seres humanos de outras épocas, possibilitando aos historiadores construir o conhecimento sobre a Humanidade nessas épocas.
Mais alguns conceitos sobre este módulo :
- Património : Conjunto de bens materiais e culturais transmitidos pelos antepassados. O património deve ser preservado e valorizado pelo Estado e pelos cidadãos, pois constitui uma herança colectiva, nacional e da Humanidade.
- Ciências Sociais : Conjunto de ciências como a História, a Sociologia, a Antropologia, o Direito, a Economia outras, cujo objecto de estudo são os diferentes aspectos das sociedades humanas.
- Interdisciplinaridade : Características de uma disciplina ou de uma ciência que recorre ou interage com outros ramos do conhecimento.
- Calendário : Sistema de divisão do tempo assente num conjunto de regras na Astronomia e em convenções próprias, capazes de fixar a duração do ano civil e das suas diferentes datas.
- Cronologia : Ciência que trata da fixação das datas de ocorrência de factos históricos, das divisões do tempo, da ordem e sucessão dos acontecimentos. A cronologia assenta em convenções e regras próprias.
- Periodização : Na História tradicional, refere-se à divisão do tempo histórico em períodos mais ou menos longos, transcorridos entre duas datas ou factos marcantes. Na história nova, as periodizações são feitas a partir de critérios como : As formas de vida; As tecnologias; as mentalidades; organização politica; económica; social.
- Nova história ou História Nova : Concepção da história, surgida a partir da revista Annales (1929), que é a primeira tentativa de história total através da valorização de novos objectos, com as mentalidades, os marginais, a família  a morte, o presente. A História nova assenta num novo conceito de documento (tudo o que diz respeito aos seres humanos), no alargamento dos âmbitos cronológicos geográficos, no recurso a novas metodologias e na interdisciplinar-idade. 
- Diacronia : Eixo coordenador do tempo que se refere ao desenvolvimento ou sucessão de acontecimentos.
- Sincronia : Eixo coordenador do tempo que se refere as simultaneidades de factos ou fenómenos históricos.
- Efeito : Resultado ou consequência de um facto ou acontecimento
- Aculturação : Adaptação de culturas, que resulta do contacto directo e continuo entre pessoas de outras culturas
- Miscigenação étnica : Cruzamento de indivíduos de raças diferentes. O termo "raça", é aqui utilizado na acessão antropológica.